quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Dieta dos Pontos



Oi gente!

Por que eu escolhi a dieta dos pontos?

Como a maioria das pessoas com sobrepeso eu já havia tentado diversos tipos de dieta, em todas eu conseguia emagrecer, mas sempre voltava a engordar.

Engordava porque ao finalizar a dieta, meus hábitos alimentares anteriores eram imediatamente resgatados.

Escolhi a dieta dos pontos, pois com ela a pessoa consegue emagrecer utilizando os mesmos alimentos que habitualmente consome, com algumas adaptações.

Ou seja, regulando as porções, substituindo alguns tipos de alimento e otimizando as formas de preparo, é possível emagrecer de forma consciente e saudável, sem radicalizar as escolhas que já são feitas à mesa (há anos, diga-se de passagem!).

Era isso que eu procurava, algo não muito radical e que fosse sustentável. Nada de sacrifícios extremos.

Para chegar a essa conclusão é preciso uma boa dose de  auto-conhecimento, pois é necessário reconhecer o que funciona e  o que não funciona para você. E radicalismos, por experiência própria, não funcionam comigo.

Como funciona a dieta dos pontos?

Os pontos, são o valor correspondente às calorias dos alimentos, dividido por 3,6 o que equivale a quantidade de joules que aquele alimento possui. Não me perguntem o porquê disso, coisas de cientista!

Ou seja, um sanduíche misto, por exemplo, composto por duas fatias de pão de forma, uma fatia de queijo mussarela e uma fatia de presunto, possui 360 calorias, transformando esse valor em joules (360 ÷ 3,6) o resultado seria 100 pontos.

Logo, se você quiser comer algo que não esteja na tabela e souber a quantidade de calorias da porção desejada, é só dividir por 3,6 e encontrar a quantidade de pontos daquele alimento.Simples assim!

O Dr. Alfredo Halpern e sua equipe, elaboraram uma tabela com 1325 itens que são mais frequentemente consumidos entre a população brasileira. Ela é bem completa e de fácil compreensão.

Na internet é possível encontrar a quantidade de calorias de praticamente qualquer alimento consumido no mundo todo, aí é só fazer a conversão do valor em pontos e colocar a calculadora pra funcionar.

É preciso anotar tudo o que se consome. TUDO mesmo! Inclusive aquela inocente balinha dada como troco na padaria!

Além disso, não adianta se auto-sabotar, anotando que comeu 3 colheres de sopa de arroz, quando na verdade você colocou 3 escumadeiras cheias de arroz no seu prato. Por favor, seja honesto consigo mesmo e faça as  conversões correspondentes a real quantidade de comida que você consome.

O hábito de anotar também te faz melhorar sua condição alimentar atual, pois você pode visualizar o que está comendo e maneirar na quantidade para poder ingerir um outro alimento mais nutritivo, ou então economizar calorias para que a sobremesa do almoço seja uma barrinha daquele chocolate que você (nós!) tanto gosta (mos!).

Anotar também permite que você se programe e economize pontos para usar em algum evento social agendado no qual você pretende tomar uns drinks e comer um prato especial.

Enfim, anote tudo e faça com que sua alimentação seja variada e com a maior quantidade de nutrientes possível, planejando semanalmente seu cardápio, com alimentos simples, que não exigem uma preparação tão elaborada, você irá conquistar o seu objetivo.

Vamos lá! Então quantos pontos eu preciso comer para emagrecer?

O cálculo dos pontos é baseado em 4 dados fundamentais: sexo,altura, peso e idade.

Com esses dados, você irá calcular dois índices (IMC e TMB) e auferir sua frequência de atividade (FA):

O IMC (Índice de Massa Corporal) é a relação entre seu peso e sua altura, já a TMB (Taxa de Metabolismo Basal) é  quanto seu organismo consome de energia mesmo estando em repouso e a FA (frequência de atividades) demonstra o nível de atividades físicas que você desempenha durante o dia.

Onde encontro todas essas fórmulas?

No livro do Dr. Halpern (editora Abril), e também no link que eu vou indicar logo abaixo.

Outra coisa muito importante é o controle das gorduras trans, mas confesso que nessa primeira semana da dieta não tenho me preocupado tanto com isso - tenho focado em manter o consumo de pontos dentro do meu limite – afinal, esse controle é uma ferramenta que vem para aperfeiçoar a dieta e fazer com que você faça escolhas de alimentos mais saudáveis, e acredito que isso vai ocorrer naturalmente no decorrer do processo de emagrecimento.

No site você encontrará a tabela de pontos original, a calculadora do seu limite de pontos e o controle da cota de gorduras trans. Para calcular tudo, é só responder às perguntas que o sistema irá fazer, ok?

Ele é praticamente o resumo do livro, mas não o substitui, portanto, leia o livro também!

Esse site será seu aliado na dieta dos pontos, pois você poderá acessá-la de qualquer lugar com acesso à internet, não é legal?

Também há outras instruções, como descontar 30 pontos diários prevendo as calorias existentes na preparação dos alimentos (utilização de óleos e temperos), bem como a conversão de medidas dos utensílios utilizados para se servir, e por quanto você deve multiplicar os pontos dos alimentos se eles forem fritos. Tem tudo que você precisa!

Ah, fiz uma comunidade no Google+ sobre a dieta dos pontos (https://plus.google.com/u/0/communities/116982033142165676095 )
inscrevam-se e vamos colocar os assuntos em dia!

Segue o link do site oficial sobre a dieta dos pontos:

Beijos e até !

2 comentários:

  1. Sou eu de novo, encontrei o site, mas não consigo ver todos os alimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanderléia! No site da revista saúde, você precisa selecionar o grupo de alimentos que você pretende comer numa caixinha que fica do lado esquerdo, é só clicar na setinha para baixo e escolher o grupo. Vão aparecer todos os alimentos com os respectivos pontos.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir